O Visual Merchandising como alma do negócio na moda
No mercado da moda atual, muitas estratégias são importantes para envolver o consumidor com a marca. E uma ferramenta fundamental para esse processo é o Visual Merchandising.
O intuito de tal prática é nada menos que oferecer ao consumidor experiências sensoriais para provocar o desejo pelo produto.
O que engloba diversas técnicas, como marketing, neurolinguagem e storytelling, que ao lado do design formam uma estratégia para trabalhar o produto a ser vendido.
O profissional de VM
Quem se especializa na área é responsável por elaborar como contará a história da marca e dos produtos além das vitrines. É encarregado(a) de criar experiências únicas dentro das lojas e instruir a oferecer um serviço customizado aos seus clientes.
Ou seja, o profissional de Visual Merchandising faz a construção de uma imagem personalizada do seu negócio através das vitrines, lojas, cenografia e etc.
Assim como determina características sensoriais das lojas físicas, como a música, o perfume e os provadores.
É criar um conceito sobre a marca e oferecer o seu produto como uma recompensa ao consumidor.
Os projetos para o negócio
Para se destacar no meio da multidão é necessário inovação. E é isso o que um projeto de Visual Merchandising tem que oferecer: criatividade!
Além disso, muita pesquisa também deve ser feita para entender o seu consumidor e sua realidade como estilo de vida, do mesmo modo como o entorno na cidade em que está presente.
Tudo isso influencia em como o DNA da marca vai ser exposto e como a interação com o cliente será realizada para resultar em engajamento.
É importante que o profissional tenha bem claro as suas referências de criação para construir um projeto para o varejo que coloque em prática a narrativa da coleção.
Lembre-se: manter-se fiel à identidade da marca é o primeiro passo a ser tomado quando um novo projeto está se iniciando. O cliente procura por uma experiência e identificação ao entrar na loja.
A evolução e importância do VM
Com as mudanças no mercado da moda, como o surgimento do e-commerce, o Visual Merchandising foi obrigado a se atualizar e ser cada vez mais importante nas lojas físicas.
Para o varejo, hoje um bom projeto de VM é saber idealizar as vitrines que contem boas e rápidas histórias, que dê ênfase aos produtos e conceitualizem a cenografia.
É criar um projeto autoral e que exprima toda a organização e dinâmica da marca. Uma coleção é contar uma história para o consumidor por meios dos produtos, dos aspectos físicos e da estratégia de marketing. O que resulta, é claro, no objetivo final que é a venda.
E mais, vale ressaltar que neste novo panorama os varejistas de moda devem estar atentos a não seguir qualquer tendência pelo simples fato de ir no fluxo. Agradar todos os consumidores não resultará necessariamente em ampliar o seu público.
Pelo ao contrário, pode ter o efeito inverso. Por isso, é muito importante entender o seu consumidor e o segmento em que a marca está inserida. Quanto melhor conhecer o cliente e seus desejos, mais fácil será para a marca saber como atender à esses requisitos.
Estar atualizado com o mercado da moda pode ser o diferencial para qualquer profissional da área. E se especializar no setor pode ser uma forma de se destacar.
Você já conhece nosso curso de Visual Merchandising? 😉
Vamos compartilhar a criatividade!