UX Design: qual a importância deste conceito para um negócio?
Crescente no mercado de trabalho e pauta de novas experiências profissionais, o UX Design é um termo e uma profissão cada vez mais presente no cenário mundial. Mas, afinal de contas, o que é e o que faz o UX Design?
Para entendê-lo é necessário compreender primeiro o que é, na verdade, a experiência do usuário e como ela se encaixa no novo setor.
Experiência do usuário ou User Experience (UX), em inglês, é o conjunto de elementos relacionados à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço que resulte em uma percepção positiva ou negativa desta vivência.
Desta forma, o design da experiência do usuário é um conceito que tem muitas dimensões e inclui várias disciplinas – como design de interação, arquitetura da informação, design visual, usabilidade, e interação humano-computador.
O objetivo do UX Design nos negócios é “melhorar a satisfação e a lealdade do cliente por meio da utilidade, facilidade de uso e prazer proporcionados na interação com um produto”.
Em outras palavras, o UX Design é o processo de design de produtos (digitais ou físicos) que são úteis, fáceis de usar e agradáveis para interagir. Trata-se de aprimorar a experiência que as pessoas têm ao interagir com seu produto e garantir que elas encontrem valor no que você está fornecendo.
Neste contexto, vale a pena ressaltar a diferença também entre UX e UI (User Interface Design ou Design de Interface do Usuário, em português), já que as siglas são parecidas.
Porém, por mais que os nomes sejam similares, suas abordagens são bem diferentes. Enquanto o UX está relacionado com a experiência do usuário e com seus sentimentos, o UI trata-se da maneira como o usuário alcançará essa experiência.
O que os designers de UX fazem vai além do design de interface do usuário
O User Experience Design é frequentemente usado de forma intercambiável com termos como “User Interface Design” e “Usabilidade”. No entanto, embora a usabilidade e o design da interface do usuário sejam aspectos importantes do design do UX, eles são subconjuntos – o design do UX também abrange uma vasta gama de outras áreas.
Um designer de UX está preocupado com todo o processo de aquisição e integração de um produto, incluindo aspectos de marca, design, usabilidade e função. É uma história que começa antes que o dispositivo esteja nas mãos do usuário.
Os designers de UX consideram o “porquê”, “o que” e “como” usar o produto
Como designer de UX, você deve considerar o “porquê”, o “quê” e “como” é o uso do produto. O “Porquê” envolve as motivações dos usuários para adotar um produto, estejam eles relacionados a uma tarefa que desejam executar com ele ou a valores e visualizações que os usuários associam à propriedade e ao uso do produto.
O “quê” aborda o que as pessoas podem fazer com um produto – sua funcionalidade. Finalmente, o “Como” se relaciona ao design da funcionalidade de uma maneira acessível e esteticamente agradável.
Os designers de UX começam com o “porquê” antes de determinar o “quê” e, finalmente, o “como”, a fim de criar produtos com os quais os usuários podem formar experiências significativas.
Prontos para aplicar o UX Design no seu negócio? 😉