Lean Analytics: uma forma de otimizar o seu empreendimento
O crescimento de novos empreendimentos e startups trouxe também novos métodos e ideias e um deles é o Lean Analytics.
Os autores Alistair Croll e Ben Yoskovitz, do livro “Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster”, definem o Lean Analytics como um método excelente e inovador para otimizar o funil de vendas.
E por quê? Simplesmente porque ele ajuda a estruturar o progresso e identificar as partes mais arriscadas de um negócio. O que leva ao aprendizado rápido sobre elas e novas formas de adaptação.
A ideia principal por trás dessa abordagem é a seguinte: conhecendo o tipo de negócio e o estágio em que está inserido, o gestor pode acompanhar e otimizar as métricas mais importantes que são importantes para o negócio no momento.
Ou seja, ele é usado para medir o progresso, ajudando a empresa a fazer as perguntas mais importantes e a obter respostas claras rapidamente – um eficaz monitoramento da gestão empresarial.
O intuito de usar o Lean Analytics como parâmetro é capacitar o gestor para acompanhar um indicador específico, que resume e representa melhor os objetivos atuais do negócio.
Com isso, o responsável por gerir a empresa pode ter uma visão mais aprofundada e pontual sobre a atual estratégia e sua repercussão. Além disso, o ideal é que cada setor eleja um indicador principal próprio, que esteja de acordo com toda a empresa.
Desta forma, de acordo com a premissa do Lean Analytics, é importante que todos os setores internos de uma empresa se concentrem em escolher uma métrica que ajude a conquistar seu objetivo.
O marketing, por exemplo, pode escolher monitorar a taxa de conversão do site em compras. Vale lembrar que o uso do Lean Analytics não quer dizer excluir todas as outras estratégias e ignorar outros indicadores. E sim ter foco particular em um deles.
Se você tem interesse e gostaria de se aprofundar no assunto, esse tema também é abordado em um dos módulos do nosso curso de formação profissionalizante Analista de Marketing Digital. #BoraEstudar! 😉