Como estimular a criatividade? Conheça 5 livros para inspirar!
Um dos aspectos mais desafiadores do trabalho criativo é, bem, sentar-se para fazê-lo. Existem muitas maneiras diferentes de trabalhar a criatividade. Alguns escritores dizem esperar a inspiração, enquanto outros escrevem todos os dias para que seu melhor trabalho tenha a oportunidade de aparecer eventualmente.
Alguns artistas insistem em ser originais e alguns acreditam que os melhores artistas pedem, tomam emprestado e roubam sua inspiração do trabalho de outros artistas. Alguns criativos precisam fazer seu trabalho enquanto ouvem música ou sentam em um café barulhento, enquanto outros precisam de um silêncio completo.
Para apostar nesse livre intercâmbio de ideias, que tal conhecer alguns livros sobre criatividade? Confira!
1. Roube como um Artista
Roube como um Artista é uma leitura tão fabulosa e rápida de 160 páginas. Você pode extrair as simples animações em preto e branco ao longo do livro e pendurá-las na parede acima da sua mesa. Ao ler este livro do autor Austin Kleon, você sentirá que está tendo uma conversa com um bom amigo.
Toda a premissa deste livro é que a parte mais importante de ser artista é ser você mesmo. Ele também compartilha uma verdade oculta sobre criatividade: nada é verdadeiramente original – e isso é mais do que certo.
Alguns de seus outros conselhos incluem: escreva o livro que você deseja ler, não espere até saber quando deve começar e seja legal (o mundo é uma cidade pequena). Este é um daqueles livrinhos que você deseja manter em sua cabeceira e folhear sempre que precisar de uma dose de inspiração.
2. Grande Magia
Elizabeth Gilbert, autora do best-sellers Comer Rezar Amar, escrever sobre “vida criativa além do medo”. Enquanto ela fala sobre seu trabalho específico (redação), este livro ressoa com qualquer pessoa que busque trabalho criativo – e Gilbert argumentaria que todos nós estamos fazendo trabalho criativo, independentemente de nossas profissões e hobbies escolhidos.
Uma das partes mais ressonantes deste é um capítulo em que ela descreve as ideias criativas como entidades em si mesmas. Ela fala sobre ideias que pulam de uma pessoa para outra até que alguém esteja finalmente pronto para agir e dar vida à ideia.
Se você já leu um livro ou assistiu a um lançamento de uma startup e pensou: “Eu tive a mesma ideia X anos atrás!”, este capítulo fará com que tudo faça sentido – e provavelmente faça com que você queira colocar em prática suas ideias mais frequentemente. Você terminará de ler este livro com uma perspectiva diferente sobre o que significa ser “criativo”.
3. Criatividade S.A.
Este é um livro para gerentes que desejam levar seus funcionários a novos patamares, um manual para quem busca originalidade e a primeira viagem de acesso total ao centro de criação da Pixar Animation, onde são feitos alguns dos filmes de maior sucesso da história.
É, no fundo, um livro sobre como construir uma cultura criativa – mas também, como escreve o co-fundador e presidente da Pixar, Ed Catmull, “uma expressão das ideias que acredito que tornam o melhor possível em nós”.
4. Confiança Criativa
A empresa IDEO é a força por trás do livro Confiança Criativa, que já deve lhe dizer muito sobre o que você pode esperar desta leitura. A empresa revolucionou inúmeras outras, enfatizando o design centrado no indivíduo.
Mais do que qualquer outro recurso nesta lista, a Confiança Criativa é para todos – especialmente para os empreendedores que desejam adotar uma abordagem mais criativa da maneira como pensam na solução de problemas e na criação de produtos.
O fundador da IDEO, David Kelley, e seu irmão, parceiro da IDEO e autor de best-sellers Tom Kelley, colaboraram neste livro para ajudar os leitores a liberar o potencial criativo neles – e acreditam firmemente que todos nós nascemos com criatividade em nossos genes.
Seja você um contador ou um artista, um advogado ou um escritor, certamente receberá muito deste livro instigante.
5. O Caminho do Artista
O livro de Julia Cameron é escrito em um formato de curso, guiando-o através de vários exercícios durante um período de 12 semanas que ajudarão você a liberar seu criativo interior. Se você está tendo dificuldades com o bloqueio de escritores, essa é definitivamente uma leitura que vale a pena. Esteja avisado: este livro requer participação ativa.
Se você não está disposto a fazer exercícios reais, talvez essa não seja a leitura para o momento. Mas, se você se comprometer a reativar sua criatividade, este livro oferece um processo passo a passo incrivelmente útil que o ajudará a fazer exatamente isso.
Um dos exercícios mais populares deste livro são as “páginas da manhã”, nas quais você é instruído a escrever todas as manhãs por três páginas inteiras sem parar.
Prontos para começar alguma dessas leituras inspiradoras? 😉