Design thinking e UX Designer: qual a relação entre as duas áreas?
O Design Thinking é simplesmente um método para a solução criativa de problemas. O principal ingrediente é que é um processo centrado no ser humano. Como designer de UX, é vital que o usuário esteja na vanguarda, o que significa que você precisa ser capaz de simpatizar. O Design Thinking cria um terreno fértil para a empatia.
É fácil reconhecer um produto que tenha em mente as necessidades dos usuários e um que não tenha. Isso não quer dizer que as metas de negócios não sejam igualmente importantes, mas o UX tem tudo a ver com encontrar um equilíbrio entre as necessidades de um usuário e as necessidades da empresa. Incorporar os princípios do Design Thinking fornecerá uma base para encontrar o terreno comum entre os dois.
As cinco fases do Design Thinking são:
• Empatia – imersão com seus usuários;
• Definição – quais as necessidades dos usuários, os problemas deles e suas ideias?;
• Ideação – desafiando suposições e criando idéias para soluções inovadoras;
• Protótipo – para começar a criar soluções;
• Teste – validação das soluções;
É importante observar que as cinco fases, estágios ou modos nem sempre são sequenciais. Eles não precisam seguir nenhuma ordem específica e geralmente podem ocorrer em paralelo e repetir iterativamente. Dado isso, você não deve entender as fases como um processo hierárquico ou passo a passo. Em vez disso, você deve vê-lo como uma visão geral dos modos ou fases que contribuem para um projeto inovador, em vez de etapas sequenciais.
Lembrando que, apesar de possuírem uma relação entre si, UX Design é sobre interação, design visual e arquitetura de informações. O termo é mais comumente usado com relação à interação humano-computador. O UX Design em sua essência não define um processo específico.
Design Thinking é um processo ou metodologia. Trata-se de aplicar uma maneira específica de pensar a uma situação. O Design Thinking não consiste em resolver um problema específico, mas em encontrar o problema certo a ser resolvido. Pode ser aplicado amplamente a áreas que tradicionalmente estão fora do “Design”.
Construindo empatia para seus usuários
A empatia não se aplica apenas ao UX. É uma habilidade vital importante de ter e que será benéfica no local de trabalho e além. No entanto, mesmo se você se considera uma pessoa empática, pode ser fácil perder de vista como se conectar com o usuário. Então, como você pode garantir que isso não aconteça?
O primeiro passo é conhecer seus usuários. Não se trata apenas de entender o que o cliente-alvo deseja e precisa. Em vez disso, esta etapa consiste em dedicar tempo para compreender completamente os pensamentos, emoções e desejos dos usuários.
O Design Thinking trata de iterar e melhorar, à medida que você avança fluidamente em cada etapa. Lembre-se de que esses cinco estágios não são lineares e você pode se dar um ciclo várias vezes antes de chegar à solução certa.
Pense no processo como uma estrutura geral e permita-se repetir etapas ou mover-se na ordem que achar melhor. Independentemente do caminho a ser percorrido, a implementação de uma metodologia do Design Thinking definirá você e seus usuários para o sucesso.