Youtube e Marketing Digital: como otimizar essa parceria?
O crescimento do YouTube ao longo da última década foi bastante impressionante. Ele tem crescido constantemente desde o seu lançamento em 2005 e é o maior e mais visitado serviço de vídeo online.
E é por tudo isso que muitos especialistas em marketing digital estão tentando desesperadamente aumentar a exposição e aumentar as vendas usando a plataforma. O YouTube pode ser o site de vídeo mais importante da Internet, e o conteúdo baseado em vídeo pode afetar muito o marketing digital, mas também é difícil se destacar da multidão.
Por isso reunimos quatro dicas simples de otimização do YouTube para profissionais de marketing digital que desejam subir no ranking de pesquisas, aumentar ações e obter mais capital social. Veja! 🙂
1. Preste atenção ao tamanho do título do vídeo
Assim como nas postagens do blog, as palavras-chave são importantes quando se trata de títulos de vídeos, pois elas ajudam com suas classificações de pesquisa. Certifique-se de usar algo atraente tanto para os espectadores quanto para os robôs de pesquisa.
Mais uma coisa a considerar é qual parte do título fica visível quando as pessoas pesquisam no YouTube ou em outros mecanismos de pesquisa que incluem resultados do serviço de compartilhamento de vídeo. Você foi capaz de chegar ao ponto com rapidez suficiente? A miniatura corresponde ao título?
Aqui estão três coisas a considerar ao criar um título para o seu vídeo, o que pode facilitar as coisas:
1) Sempre inclua nomes e personagens importantes, como a marca em destaque, o assunto do vídeo ou evento que você está promovendo;
2) Não se esqueça de mencionar qualquer local relevante para o vídeo, especialmente se você estiver segmentando uma área específica;
3) Por fim, insira a palavra-chave mais importante que você deseja que o vídeo apareça em pesquisas.
2. Escreva descrições de vídeo mais longas
Pode parecer contra-intuitivo, mas os usuários da plataforma podem ver uma descrição longa do vídeo como útil. As descrições de vídeo e canal podem, portanto, ser um recurso valioso para gerar tráfego para o seu conteúdo. O YouTube permite até 5.000 caracteres para descrições, o que equivale a cerca de 500 a 700 palavras.
Além disso, quanto mais conteúdo original você fornecer, como o que você escreve abaixo de um vídeo no campo de descrição, é mais fácil para os mecanismos de pesquisa entenderem do que se trata o vídeo e para quais consultas de pesquisa classificar.
Mas lembre-se: use mais caracteres se achar necessário, mas é melhor não preencher a caixa de texto inteira com conteúdo inútil.
Outra coisa a ser aconselhada em relação às descrições de vídeo é fazer com que os primeiros 150 caracteres sejam contados. De tudo o que você escreve, esses caracteres são mais importantes porque é onde o YouTube corta a descrição e insere um botão ‘Mostrar mais’.
Nesse momento, o espectador precisa clicar nele para optar por ler o restante. Muitos espectadores não estão dispostos a investir tanto trabalho para terminar a descrição inteira.
Por fim, as descrições também são um ótimo espaço para vincular a quaisquer canais afiliados, sites e suas contas de mídia social. Ajuda a apresentá-los com uma chamada à ação, como curtir, assinar e aprender mais.
3. Use miniaturas de alta resolução
Hoje em dia, todo mundo usa uma miniatura personalizada de alta resolução ao compartilhar vídeos. Muitos deles seguem um certo padrão. Eles são brilhantes, destacam um momento bobo ou colocam algo intrigante neles. Alguns usuários ainda os usam para escrever um segundo e muito mais breve título.
Mais uma coisa a ter em mente é que você deve empregar um formato padrão com todas as suas miniaturas em todas as plataformas. Se você colocar o rosto ou o logotipo da empresa em uma miniatura, coloque-o em cada uma.
É importante que seus vídeos sejam instantaneamente reconhecíveis para quem segue sua marca ou canal. Dessa forma, se eles virem seu rosto ou logotipo na barra lateral dos vídeos sugeridos ou nos resultados de pesquisa, estarão mais inclinados a clicar nele.
Se você tiver vídeos antigos, recomendamos voltar e enviar novas miniaturas para todos, para que todos os vídeos do seu canal correspondam. É uma maneira simples de obter melhores resultados.
Além disso, caso não seja óbvio, verifique se as miniaturas são legíveis e fáceis de reconhecer. Eles são chamados de miniaturas por um motivo – são pequenos em tamanho. Os espectadores podem ter apenas um momento para processar o conteúdo do seu vídeo com base em uma imagem minúscula na coluna da direita ou em um dispositivo móvel.
4. Utilize listas de reprodução
As listas de reprodução no YouTube podem ser incrivelmente úteis para aumentar as visualizações. Você pode agrupar alguns vídeos em seu canal com base no tipo ou assunto, o que pode facilitar para seus seguidores acessar os vídeos que desejam em um só lugar. Isso é especialmente bom se você criou uma série de vídeos.
Mas há mais motivos para usar listas de reprodução. A pesquisa do YouTube tende a mostrar listas de reprodução no topo de suas páginas de resultados. Ele também permite que os usuários pesquisem especificamente listas de reprodução.
Se você criar um pacote de vídeos sobre um assunto em que o espectador tem interesse específico, eles também poderão acessar a lista de reprodução com apenas um clique e assistir a todos em uma única sessão.
Isso pode aumentar drasticamente sua taxa de engajamento, que é um fator crucial quando se trata de classificações de pesquisa do YouTube.
As listas de reprodução do YouTube também ajudam a aumentar suas chances de aumentar as classificações de pesquisa de conteúdo com uma variedade maior de frases-chave. Aproveite isso e coloque mais palavras-chave nos títulos da sua playlist.
Prontos para se otimizar a parceria entre Youtube e marketing digital? 😉