Storytelling: inspirações de cases para a sua marca!
Técnica narrativa bastante utilizada pelas marcas no momento, o storytelling é uma prática que tem como intuito contar uma história em uma jornada única. Tudo a fim de estabelecer uma conexão emocional de determinada mensagem para o público-alvo.
O conceito é oferecer ao cliente a ideia de que ele passará por uma transformação ao consumir o produto ou serviço. Uma vez que o que ele oferece é uma manifestação de valores que correspondam com o público. Ou seja, a empresa gera empatia pelas necessidades do seu consumidor.
A marca deve ter em mente que o uso do storytelling é proporcionar ajuda ao cliente – ele deve enxergar e recorrer à marca como uma forma de suprir uma carência que só a marca pode atender, impactando a sua vida.
Lembre-se de que o storytelling deve corresponder à reputação da marca; É um apelo emocional de identificação, mas que deve condizer com os valores e missão da empresa para o seu cliente, pois é o que interfere na decisão e gera confiança e, posteriormente, fidelidade.
Além disso, é sempre muito importante tomar cuidado para a marca não parecer oportunista. Em diversos casos, há marcas e empresas que aproveitam algum acontecimento marcante atual para se promover. O posicionamento é importante, mas não quando ele vem em forma de oportunismo. Isso na verdade apenas liga a imagem da marca como algo negativo.
E para estruturar essa prática de comunicação, é preciso mergulhar nas técnicas de narrativa e a estrutura do conteúdo, que levarão a estratégia final: o marketing digital.
Cases de sucesso
• Madero
O restaurante que tem sua obra-prima o hambúrguer aposta sempre em suas propagandas não focar apenas na comida e sim em como sua produção muda todos ao seu redor, seja funcionários ou consumidores.
Em um dos últimos comerciais feitos, dentro da narrativa “o hambúrguer do Madero faz o mundo melhor” conta as histórias dos seus funcionários jovens em treinamento e como a oportunidade de trabalho nas fábricas das matérias primas e em seus restaurantes trazem esperança para os empregados e suas famílias.
É a criação de expectativa profissional e de vida que o restaurante Madero diz oferecer.
• Always
Além da marcante campanha de 2014, intitulada #likeagirl, as mais recentes propagandas da Always ainda apostam na narrativa que representa o sentimento de muitas mulheres: desmistificar a frase “você está agindo como uma menina” como algo pejorativo.
Com isso, a marca aposta em mostrar a força da mulher e como elas são capazes de realizar suas atividades além do preconceito ou fluxo menstrual.
• Dove
A marca Dove apostou em um storytelling emocionante na campanha Real Beleza: convidar diversas mulheres para serem desenhadas por duas perspectivas.
Uma delas as próprias mulheres se descrevem e apostam para um desenhista como elas se enxergam. Depois, uma mulher descrevia como enxergava a outra na dinâmica.
A ideia é mostrar como o olhar sobre si é bem diferente e ajudar a elevar a autoestima das mulheres.
• Airbnb
Apostando em autenticidade nas histórias, o Airbnb convidou usuários reais a compartilhar sua experiências e como o uso da plataforma proporcionou uma viagem única – o que é toda a ideia do storytelling.
Em pequenos documentários, tanto viajantes quanto proprietários falam da sua vivência e como as experiências foram capazes de mudar suas vidas. O que faz os espectadores rapidamente se conectarem com os usuários e a associar o Airbnb como forma de proporcionar novas e afetivas viagens.
• O Boticário
A marca tem escolhido o viés de focar cada vez mais em pessoas e suas pluralidades.
Para isso, O Boticário aproveita as campanhas de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Natal para abraçar causas em pauta, como a diversidade de gênero e o conceito de família.
Bora se inspirar e desenvolver um excelente storytelling? No nosso canal no Youtube a Profª Laura Vianna fala também sobre o assunto. Confira!