Comportamento do consumidor e sua importância para o empreendedorismo
Compreender o comportamento do consumidor é importante para qualquer organização antes de lançar um produto/serviço. O comportamento do consumidor é muito complexo, porque cada consumidor tem uma mentalidade e uma atitude diferente em relação à compra, consumo e descarte do produto.
Desta forma, compreender o comportamento deste indivíduo ajuda a comercializar o produto ou serviço com sucesso. Além disso, é importante acompanhar a mudança contínua nos padrões de vida, tendências, moda e mudança na tecnologia.
Assim, o comportamento do consumidor serve como uma ferramenta importante para os profissionais de marketing no cumprimento de seus objetivos de vendas.
Fatores que afetam o comportamento do consumidor
O termo comportamento do consumidor refere-se ao comportamento exibido por um indivíduo ao comprar, consumir ou descartar qualquer produto ou serviço específico. Esses comportamentos podem ser afetados por vários fatores, como:
1) O processo de escolha da marca. Como correspondem aos estímulos de marketing, como exposição à publicidade, promoções e incentivos ao consumidor, preços, embalagens.
2) A interação de variáveis, como percepção, aprendizado, memória, hábito e condicionamento cultural, fatores socioeconômicos, tanto demográficos quanto comportamentais.
Qual é a importância do comportamento de compra do consumidor?
• Aumentar a receita
Quando se estuda os clientes se torna possível melhorar os números de vendas, assim como alterar a maneira como a empresa vende, dependendo da maneira como os clientes os compram.
• Consciência da marca
Por que os exercícios de reestruturação da marca ou de imagem são realizados nas principais empresas? É com a percepção do consumidor que a marca decide o que precisa se reestruturar, mudar sua percepção na mente das pessoas, obtendo, assim, rotatividade maior.
• Portfólio de produtos
A observação contínua do comportamento do consumidor pode permitir que você encontre lacunas no portfólio de produtos, o que, por sua vez, pode ajudá-lo a lançar novos produtos para a satisfação final de seus clientes.
• Tendências do mercado
À medida que a tendência do mercado muda, uma análise do consumidor será o primeiro indicador da mesma. A recente mudança para a preservação do meio ambiente e os alimentos saudáveis é uma tendência observada em grandes redes de fast food, por exemplo.
• Previsão e prevenção
Trabalhe com previsão de demanda ou previsão de vendas. Ambos são possíveis e é aí que reside a importância do comportamento de compra do consumidor. A empresa não desperdiçará recursos para um produto que será vendido no verão, porque sabe que os clientes não o comprarão no inverno.
Portanto, analisando o comportamento de compra do consumidor, a empresa economizou custos de armazenamento, fabricação e marketing. Em essência, a previsão e a utilização adequada dos recursos são alcançadas.
• Análise competitiva
Uma das razões mais importantes para estudar o comportamento do consumidor é descobrir quais produtos do concorrente o cliente está comprando e por quê. Quais são os atributos e os recursos que o cliente está valorizando acima da sua empresa? E você pode cobrir essas lacunas para afastar esses clientes da concorrência? Tudo isso pode ser respondido apenas pelo estudo do comportamento de compra do consumidor.
Pronto para analisar como o seu consumidor se comporta e apostar em novas formas e conquistá-lo? 😉