O que é Marketing Verde e como ele pode ajudar a sua empresa
O Marketing Verde, que também é conhecido como marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia que foca nos benefícios dos produtos e serviços ou da postura da empresa em relação ao meio ambiente.
Ou seja, o marketing verde tem a função de vender a imagem de uma consciência ecológica por parte da empresa.
E para atingir essa imagem pela percepção do cliente, a empresa deve além de transmitir uma imagem de consciência, ter atitudes de responsabilidade ambiental. Que, consequentemente também abrange as áreas sociais, culturais e econômica.
Para apostar nessa consciência, a empresa pode realizar ações simples no dia a dia, como reduzir o consumo de papel, separar o lixo reciclável, fornecer itens de consumo recicláveis, diminuir o consumo da luz e etc.
Além disso, a empresa pode planejar o marketing verde com atitudes internas e externas como:
• Escolher copos, cadernos e outros materiais reciclados de uso diário dos funcionários;
• Oferecer projetos de educação ambiental;
• Promover campanhas de descarte e reciclagem de produtos;
• Saber como comunicar sobre o assunto e ser transparente com o público;
Como desenvolver o marketing verde?
O marketing verde requer uma abordagem integral. Uma empresa não pode ter sucesso simplesmente destacando um aspecto verde de um produto específico, mas deve demonstrar um compromisso em vários níveis, como em processos de produção ou compromisso ambiental.
Os clientes são particularmente céticos em relação a muitas reivindicações ecológicas; Principalmente porque muitas empresas se utilizam do “Greenwashing” (discurso verde) de seus negócios cotidianos para fazer com que pareçam ambientalmente amigáveis, quando não lhes interessam realmente.
Portanto, um dos primeiros desafios do marketing verde eficaz é estabelecer credibilidade por meio de um plano estratégico abrangente.
Primeiro, o marketing verde precisa ser de toda a empresa. Não adianta anunciar as propriedades ecológicas de um produto se a produção e distribuição da empresa ignorar completamente as preocupações ambientais.
Segundo, tem que ser honesto. Reivindicações sem fundamento devem ser evitadas. Terceiro, deve ser transparente. Os clientes precisam de informações sobre uma empresa para avaliar suas reivindicações e reputação. Portanto, a empresa deve promover a conscientização do histórico de seus produtos e serviços, incluindo origem e fabricação.
E como implementar o marketing verde?
Para ter a imagem de uma consciência ambiental, a empresa deve investir em ações como:
• Economizar água e luz na produção;
• Investir em reaproveitamento e reciclagem de materiais;
• Colaborar ou criar programas de preservação ambiental – parcerias são sempre bem vistas!
• Pensar em como aumentar a durabilidade dos produtos e serviços: como eles irão afetar/melhorar os hábitos do consumidor?
Pensar no ecomarketing gera um diferencial no mercado, assim como cria uma credibilidade com o público. É uma ótima forma de criar laço e simpatia com os consumidores, que cada vez mais se preocupam com o tema.
Vamos investir no marketing verde? 😉