Marketing digital e evolução da tecnologia: quais as promessas para o cenário?
De banners a big data, o marketing digital se adaptou continuamente para atender às necessidades de clientes e marcas. Hoje, com maior conectividade e infraestrutura digital estabelecida, as mudanças estão acontecendo muito mais rapidamente.
O cenário tradicional de marketing digital de mídia paga, SEO, marketing de conteúdo, mídia social, gerenciamento de comunidades e muito mais, está experimentando desenvolvimentos e mudanças dramáticas, de acordo com as inovações da tecnologia se desenvolve.
A seguir, destacamos as inovações que ocorrem nos canais tradicionais de marketing digital e exploramos por que os profissionais de marketing precisam acompanhar a evolução de marketing digital de alta tecnologia.
Mídia paga
Pesquisa paga, ou marketing de mecanismo de pesquisa, é a prática de marketing de geração de tráfego na Web comprando anúncios nos mecanismos de pesquisa.
Os profissionais de marketing pagam toda vez que seu anúncio é clicado (chamado de pagamento por clique) ou quando seu anúncio é exibido. Geralmente, há uma equipe dedicada decidindo em quais plataformas gastar, com base em onde eles acreditam que o anúncio terá maior atração.
Uma distribuição provável para esse método tradicional de mídia paga é a publicidade programática, um tipo de mídia paga que emprega inteligência artificial para comprar automaticamente espaço publicitário, usando dados, para determinar qual público-alvo os anúncios devem ter.
SEO
Com a introdução do Siri, Alexa, Cortana e assistente do Google, a popularidade da pesquisa por voz, na qual o usuário fala diretamente com o dispositivo em vez de digitar uma solicitação ou executar manualmente uma tarefa está aumentando.
À medida que os consumidores se adaptam e começam a usar assistentes de voz cada vez mais, os profissionais de marketing que trabalham com SEO devem otimizar seus sites para reconhecer a pesquisa por voz.
A maneira como falamos é diferente da maneira como digitamos, e a facilidade de simplesmente fazer uma pergunta explica por que “72% das pessoas que possuem um alto-falante ativado por voz dizem que seus dispositivos são frequentemente usados como parte de sua rotina diária”.
À medida que a popularidade da tecnologia aumenta, é provável que esse número aumente e a ideia de um assistente permanente e sem as mãos começará a parecer uma segunda natureza.
Em 2017, o Google anunciou uma taxa de precisão de 95% em seu assistente digital de reconhecimento de voz e, à medida que essa tecnologia melhorar, sua usabilidade aumentará.
Para aproveitar ao máximo a pesquisa por voz, é provável que as palavras-chave da cauda longa e o conteúdo natural que refletem o idioma da conversa sejam (re)classificados.
Conteúdo
Após a otimização do SEO e da pesquisa por voz, o conteúdo de conversação pessoal permanece a chave para envolver os clientes. No entanto, em 2019, a personalização está na vanguarda do marketing de conteúdo bem-sucedido.
Com a evolução do big data e a disponibilidade de informações detalhadas do consumidor, personalizar o conteúdo não é apenas acessível, mas 96% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização melhora o relacionamento com o cliente.
Como os clientes são atraídos por experiências que refletem suas preferências, determinar qual conteúdo será mais relevante para um indivíduo é a chave para a satisfação e a lealdade dos clientes.
Embora a personalização de todas as formas de conteúdo seja importante, o tipo de conteúdo que você está gerando permanece um aspecto crucial da sua estratégia de marketing digital.
O conteúdo de vídeo está ganhando força como uma forma cada vez mais popular de conteúdo. Com vídeos ao vivo, stories e IGTV, mais e mais empresas estão usando o vídeo como uma ferramenta de marketing digital.
Alguns profissionais de marketing estão indo além e criando mensagens de vídeo personalizadas em oposição a e-mails ou telefonemas, o que pode ser uma nova e promissora maneira de envolver os clientes.
O recente desenvolvimento de conteúdo com a realidade virtual está emergindo completamente os espectadores na experiência da marca. O que é um adicional a ser pensado com todo o cuidado no mercado.
Ou seja, é aconselhável que as marcas se familiarizarem com o potencial dessa tecnologia e suas possibilidades.
Vamos nos preparar para o futuro do marketing digital? 😉