O produtor de moda e o styling como peças chave para a experiência digital
No mercado vigente, a criatividade é um fator determinante para novas oportunidades e para o mercado da moda não é diferente. Com diversos setores e funções que convergem em posicionar a marca na indústria, profissões como produtor de moda e styling são duas áreas que, nos dias atuais, são essenciais no desenvolvimento criativo.
Lembre-se que a linguagem da consultoria de moda não é verbal. É preciso traduzir em imagens os desejos e necessidades de diferentes tipos de pessoas. Ou seja, o objetivo é construir a identidade visual da marca. Uma construção e linguagem da marca para então fundar o posicionamento, ética, estética;
E esses profissionais fazem parte do grande boom que todas as marcas procuram proporcionar cada vez mais para o seu público-alvo: a experiência digital. Como vivemos em um mundo mergulhado em identidades digitais, é imprescindível que a marca tenha uma persona em redes sociais ou apresente de forma inovadora seu site e produtos. É assim que a marca fica registrada no imaginário do cliente.
Se antes era somente pensado na experiência do consumidor nos pontos de vendas físicos, ou seja, as lojas, atualmente o acesso ao site e às redes sociais é algo crucial para atrair e fidelizar os consumidores.
Um processo que deve ser pensado com cuidado e em todas as etapas, para não se precipitar e apostar em uma alternativa que pode não ser a que a marca precisa no momento.
Como ser atrativo?
Neste caso, a função do produtor de moda é produzir a identificação imagética da marca para seu uso na assessoria de imprensa, nas lojas e no e-commerce – principalmente!
E por que este setor é tão crucial na atualidade? Simplesmente porque tudo que está no digital se torna a referência da marca. É a sua credibilidade e identidade em jogo, exposta para o mundo.
E então, vem a mentalidade da marca como um serviço dentro do mercado da moda e não apenas como fornecedora de um produto.
O objetivo é gerar conhecimento da marca e proporcionar uma experiência fluida de compra, o que torna toda a busca futura em algo como experiência e não apenas em produto.
Novos aliados
O mercado de produção de moda e styling vem se modificando pelo uso das redes sociais e a presença dos influencers como formadores de opinião. E fechar parcerias pode ser também uma boa forma de se promover.
Se quiser driblar a concorrência dos influenciadores digitais, o produtor de moda deve apostar no networking para estar conectado com produtoras, assessorias e agências.
Há sempre chances de se reinventar e crescer na área. E como profissionais, o produtor de moda e styling devem apostar nas tendências de acordo com o que pode ser favorável para a sua marca.